WCM 2022 reúne conhecimento de liderança e estratégia para dirigentes de cooperativas

Representantes de 16 cooperativas e do Sistema OCDF-SESCOOP/DF participaram, entre os dias 17 e 18 de outubro, da 8ª edição do World Coop Management (WCM), o mais importante congresso de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro. O evento foi realizado em Belo Horizonte e proporcionou uma profunda imersão em conhecimentos, além de apresentar tendências para o cooperativismo e promover momentos de conexão para presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas que buscam a reciclagem profissional, mantendo-se atualizados sobre os novos conceitos e estratégias de atuação em seus negócios e cooperativas.

A comitiva brasiliense foi formada por representantes de organizações que integram o projeto Agro + Coop, promovido pelo SESCOOP/DF com o objetivo de fomentar o cooperativismo na área rural de Brasília, e também por integrantes de cooperativas com bom desempenho em seus processos de gestão após a participação no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), outra solução do SESCOOP cujo objetivo é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.

Durante dois dias, os participantes do grupo puderam aproveitar uma programação extensa que abordou temas relevantes e que impactam na forma de liderança, na gestão das cooperativas e, claro, da sociedade, como inovação, marketing, neurociência, ESG, estratégia e economia circular. Além disso, o grupo foi estimulado a desenvolver pensamento crítico. “Os dirigentes das cooperativas tiveram um choque com os temas voltados à gestão que foram apresentados. Os assuntos abordaram o cooperativismo e tenho a certeza de que tudo isso vai ser muito bem utilizado por cada dirigente no seu trabalho, no dia a dia”, observou o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, que também participou do evento.

Entre os dirigentes que integraram a comitiva das cooperativas brasiliense estava Licindo Passos, presidente da Cooperativa Mista der Agricultura Familiar de Novo Gama (Coopgam). Para ele, a ida ao evento foi importante para absorver conhecimentos, técnicas e tendências que podem ser usadas em sua cooperativa, além de poder interagir com players do mercado, expandindo o networking e abrindo portas para futuras oportunidades de negócios. “Espero levar os conhecimentos que adquirimos com palestrantes de renome, nacionais e internacionais, para a realidade da nossa atuação no Novo Gama e também aplicar o que absorvemos com a troca de experiência com os cooperados mais experientes que encontramos no evento”.

Ao todo, a programação do WCM contou com mais de 60 palestrantes, além da realização de workshops e momentos próprios para criar e estabelecer networking.

O evento ocorreu de forma híbrida e, com as transmissões digitais, pessoas de 25 países puderam acompanhar a realização.

Participaram do congresso representantes da Sicoob Credjustra, Coopitauna, Rede Alternativa, Recicla Mais Brasil, Coopfartura, Coopermista, Cootaquara, Cbrase, Sicoob Confederação, Cooperfal, Centcoop, Cooperbraz, Recicle a Vida, Coopgan, Credifaz e Sicoob Planalto Central.

Conteúdos relacionados