Lideranças cooperativistas do DF participam da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

Com o objetivo de incentivar o intercâmbio de informações, o aprendizado colaborativo e a obtenção de conhecimento das melhores práticas do cooperativismo de crédito mundial, foi realizada, entre os dias 14 e 21 de julho, a 17ª edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (World Credit Union Conference), promovida pela WOCCU – World Council of Credit Unions. O Sistema OCDF- SESCOOP/DF viabilizou a participação de cooperativistas brasilienses, negociando junto um significativo desconto na taxa de inscrição para a conferência.

O evento, que aconteceu de forma virtual por causa da pandemia, reuniu representantes de mais de 50 países. Um dos temas principais este ano foi o impacto da Covid-19 nas cooperativas financeiras e como superar os desafios da atualidade. A conferência serviu para conhecer, debater e trocar ideias e estratégias, a fim de fortalecer a comunidade global por meio do cooperativismo.

Uma das participantes do Distrito Federal foi a gerente Geral, Pessoal e de Administração da Cooperforte, que esteve presente em seis painéis da conferência: Mudando a Cultura para a Transformação Digital; Suporte em tempos de Covid; Comprovando o diferencial da Cooperativa de Crédito; Inovação Frugal: Experiência do Consumidor no Orçamento; Tratando Igualdade e Inclusão no ambiente de trabalho; Ela por Ela: desenvolva as mulheres ao seu redor; e Gestão de Crise: liderando nas crises. Juscineide Souza Pimentel considerou a sua participação de extrema relevância para o trabalho que desenvolve no cooperativismo.

"Dentre as palestras de que participei, destaco as discussões em relação aos impactos no cenário econômico pós-pandemia e o debate sobre como liderar em momentos de crise. Trabalho com gestão de pessoas e administração e acredito que, com o conhecimento adquirido no evento e a troca de experiências, poderei contribuir para o crescimento e os desafios da cooperativa", conta Pimentel.

Sobre o Woccu

O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), sediado nos EUA, congrega mais de 73 mil cooperativas financeiras. É uma organização de defesa dos interesses das cooperativas em todo o mundo e está presente nos cinco continentes, com atuação global. Tem o objetivo de promover o desenvolvimento autossustentável das cooperativas financeiras e capacitar as pessoas por meio do acesso à alta qualidade de serviços financeiros.

Como defensor do sistema de cooperativa de crédito global, o Woccu atua junto aos governos dos países para melhorar a legislação e a regulamentação do setor. Seus programas de assistência técnica apresentam novas tecnologias, bem como novas ferramentas de gestão e atuação no mercado, a fim de fortalecer o desempenho financeiro das cooperativas de crédito.

Conteúdos relacionados