imagem site coop

Primeira edição do Hackacoop promove desenvolvimento do cooperativismo

Chegou ao fim na última sexta-feira, 16 de julho, o primeiro Hackathon do sistema cooperativista do Distrito Federal. O evento, batizado de Hackacoop, foi realizado pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF em parceria com o Núcleo de Gerenciamento de Projetos para Empresas Juniores (GPjr) e reconheceu o empenho de sete equipes. Além disso, promoveu o aumento da intercooperação e do número de pessoas envolvidas com o cooperativismo, incentivando a liderança e propiciando a criação de soluções para organizações que buscam um melhor desenvolvimento interno.

A equipe formada por colaboradores da unidade do SESCOOP/RS foi a grande vencedora do Hackacoop, juntamente com os times da Sicoob Credijustra, em segundo lugar, e da Rede Alternativa, na terceira colocação. Outros quatro times participaram dos dez dias de atividades, formados por cooperados da Sicoob Planalto Central, da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF), da Cooperativa de Trabalho Brasileira de Serviços Empresariais (Cbrase) e por colaboradores da unidade do SESCOOP/AC.

As atividades foram realizadas de modo totalmente virtual e focaram no aprendizado sobre como analisar e resolver um problema. Na fase dos pitches, ocorreu a apresentação de cada time e, na premiação, além da própria entrega dos prêmios e divulgação dos vencedores, houve também os depoimentos e experiências daqueles que participaram do processo do Hackacoop.

O Hackacoop contou com a participação de mentores e palestrantes, promovendo momentos de reflexão, capacitação e a troca de conhecimentos. Foram eles: Alencar Libânio (Anater); Carla Madeira (SESCOOP/DF), Dalva Caramalac (SESCOOP/MS); Débora Ingrisano (Centro Cooperativo Sicoob); Eduardo Pessoa (SESCOOP/TO); Fernando Di Diego (Sicredi); Fernando Ripari (OCESP); Filipy Andrade (GPjr); Frederico Azevedo (OCB/MT);Gabriel Caldas (GPjr); Iago Carvalho (OCB); Jubrair Gomes (SESCOOP/GO); Kaio Silva (GPjr); Kamila Camilo (Impact Beyond); Poliane Torres (SESCOOP/DF); Remy Gorga Neto (Sistema OCDF); Renato Nobile (OCB); Ronaldo Scucato (OCEMG); Rosana Vargas (OCB/MT); Samuel Milléo Filho (OCEPAR); e Telma Coelho (Cecoops).

A equipe de jurados que teve a responsabilidade de avaliar e pontuar os projetos dos times foi constituída por: Remy Gorga Neto (Sistema OCDF), Alexandre de Jesus Coelho Machado (OCDF), Tânia Zanella (OCB), Karla Tadeu (SESCOOP) e Kedson Pereira Macedo (Cooperforte).

Os três primeiros colocados ganharam prêmios de R$1.500,00 a R$5.000,00, sendo que todos os times receberam certificados de participação. Além dos prêmios e dos certificados, todos os participantes também ganharam brindes pela inscrição, como camisetas, bloco de anotações, canetas, sacolas e canecas, entre outros.

Conteúdos relacionados