imagem site coop

Rede Alternativa inaugura a primeira extrusora de plástico do DF

 

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 4 de abril, foi oficialmente inaugurada a primeira extrusora de plástico do Distrito Federal. O equipamento, adquirido com apoio do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, será operado na sede da cooperativa Recicle a Vida pela Central Rede Alternativa, em Ceilândia, e irá contribuir com o trabalho de reciclagem de materiais plásticos e para o aumento da renda de catadores das cooperativas que integram a central.

A aquisição do equipamento foi concretizada após a deputada federal Bia Kicis atender a um convite do presidente da OCDF, Remy Gorga Neto, para visitar a cooperativa, uma das filiadas à Rede Alternativa. Na ocasião, a parlamentar pôde conhecer a rotina dos cooperados e como eles realizavam o processo de reciclagem do Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e do polipropileno, materiais largamente utilizados por indústrias como matéria-prima para a fabricação de frascos, tambores, tanques, tubulações, cadeiras plásticas, brinquedos, eletrodomésticos e autopeças, entre outros.

Após a visita, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF articulou junto à deputada a liberação de recursos, por meio de uma emenda parlamentar, para a aquisição da extrusora. Com a verba disponibilizada, R$ 2 milhões de reais, também foram adquiridos um caminhão e 11 caçambas que irão ajudar os cooperados durante o processo de coleta seletiva e reciclagem.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, compareceu à cerimônia, acompanhado de parlamentares e de membros do alto escalão do executivo local, onde comentou sobre a essência do cooperativismo, sua capacidade de promover a união de esforços e assim apresentar melhorias concretas às comunidades em que cooperativas estão inseridas. Ele também falou sobre o apoio à reciclagem no DF. “O que compete a nós, enquanto governo, é dar condições para que essas pessoas desenvolvam cada vez mais o seu trabalho, para que melhorem a sua renda e que possam sustentar seus filhos em condições melhores, com orgulho e dignidade. Da minha parte eu digo: contem comigo. Vou estar sempre ao lado de vocês, buscando cada vez melhores condições de vida”, garantiu Ibaneis.

Também presente à cerimônia, a deputada federal Bia Kicis falou da alegria em saber que o esforço pela destinação da emenda parlamentar será recompensado, contribuindo para a melhoria da renda de centenas de catadores de recicláveis na capital. “Ser parlamentar, estar presente em uma entrega como essa e ver que uma emenda pela qual a gente trabalha tanto se torna uma realidade, é gratificante. Vamos continuar juntos para melhorar ainda mais a vida de cada um de vocês”, afirmou a deputada.

Bia Kicis também aproveitou a oportunidade para informar aos catadores que mais sete caminhões serão entregues às cooperativas de catadores do DF e também a destinação de R$ 750 mil, que serão repassados ao SESCOOP/DF, para a realização de estudos junto às duas centrais de cooperativas, voltados à melhoria do processamento dos materiais recicláveis e agregação de renda.

O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, comemorou a inauguração da extrusora e falou sobre a conquista. “Hoje é um dia histórico. As cooperativas de reciclagem do Distrito Federal são referências em nosso país e o recebimento desses equipamentos significa que as cooperativas estão subindo mais um degrau no processo de evolução dentro da cadeia produtiva da reciclagem. Conquistas precisam ser valorizadas e, com apoio do Sistema OCDF, do governo local, do SLU e de parlamentares como a deputada Bia Kicis, será possível fazer com que cada vez mais as cooperativas brasilienses possam evoluir no estágio de profissionalização, gerar renda e assim melhorar a vida dos catadores”, disse Remy.

Quem também comemorou a entrega foi o presidente da Cooperativa Recicle a Vida e da Central Rede Alternativa, Cleusimar Andrade. “Somos a primeira cooperativa do DF a ter um equipamento como esse, que vai atender todas as cooperativas do DF e agregar valor ao nosso material. Além dos postos de trabalho e da melhoria na questão do meio ambiente, melhoramos a nossa renda”, reforçou ele.

Participaram da cerimônia o diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Silvio Vieira; os secretários de Governo, José Humberto Pires, e de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha; os deputados distritais Rodrigo Delmasso, Fernando Fernandes e João Cardoso, entre outras autoridades.

Conteúdos relacionados