imagem site coop

Seminário debate gestão e governança cooperativista

A Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores do Distrito Federal e Ride-DF (Rede Alternativa) promoveu, nos dias 20 e 21 de outubro, um seminário voltado para discussões e apresentação de conhecimentos destinados ao fortalecimento da organização. O evento foi realizado na área rural de Brazlândia e contou com o apoio do SESCOOP/DF para promover princípios cooperativistas e a troca de experiências entre as cooperativas filiadas à central.

O seminário chegou este ano à sua 5ª edição e apresentou conteúdos relacionados ao tema “Gestão e Governança Cooperativista”. A intenção da Rede Alternativa ao escolher o tema foi incentivar suas cooperativas filiadas a aprimorarem seus processos internos e a participarem de soluções como o PDGC, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, uma solução desenvolvida anualmente pelo SESCOOP/DF que tem por finalidade impulsionar o desenvolvimento da autogestão das organizações que dão forma ao cooperativismo no Distrito Federal.

“O SESCOOP tem uma importância significativa para a realização desse seminário. É um grande apoiador das nossas atividades, do nosso trabalho e graças a essa proximidade tem sido possível organizar esse evento anualmente. A edição deste ano eu avalio como histórica, já que conseguimos promover um melhor entendimento sobre gestão e governança para as cooperativas que ainda não participam do PDGC, manter proximidade com o governo do DF e ainda cultivar a intercooperação, aspecto que é vital para a nossa atividade e muito incentivado pelo SESCOOP/DF”, avaliou o presidente da Rede Alternativa, Cleusimar Andrade.

O evento contou, logo na primeira palestra, com uma apresentação sobre PDGC. Na ocasião, a superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, falou sobre o programa e os resultados que as cooperativas participantes alcançaram e sobre a metodologia utilizada.

Na sequência, os cooperados da central acompanharam uma palestra sobre educação financeira, outra sobre as leis e normas cooperativistas que evidenciou a importância da legislação, dos direitos de cada cooperados, bem como das obrigações legais a serem cumpridas pelas cooperativas.

A programação do evento contou, ainda, com palestras sobre cooperação e liderança, dinâmicas voltadas para melhor compreensão dos temas abordados e com uma apresentação sobre os novos contratos firmados pelas cooperativas com o Governo do Distrito Federal.

Participaram dos dois dias de eventos mais de 70 pessoas, entre cooperados da Rede Alternativa e da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop), além de representantes de instituições parceiras, como o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).

Conteúdos relacionados