SESCOOP/DF e cooperativas iniciam planejamento para 2022
Brasília (11/10/21) - Conhecer as demandas das cooperativas, a fim de embasar a construção do Plano de Trabalho de SESCOOP/DF para 2022. Este foi o objetivo dos treze encontros que reuniram a superintendente Carla Madeira e analistas de Cooperativismo e Monitoramento do Sistema OCDF-SESCOOP/DF com dirigentes de cooperativas e os chamados ADH – Agentes de Desenvolvimento Humano, que estreitam contatos para realização das ações propostas.
Os encontros, presenciais e online, ocorreram durante cinco dias – de 27/9 a 1/10 – e foram divididos por ramos de atividades. Participaram representantes de 75 cooperativas do Distrito Federal, sendo 18 cooperativas de Trabalho e Produção de Bens e Serviços; 17 cooperativas de Crédito; 11 cooperativas do setor Agropecuário e 11 cooperativas da área de Saúde; além de 8 cooperativas de Infraestrutura; 7 cooperativas do setor de Consumo e 3 cooperativas de Transporte.
As reuniões com as cooperativas deram subsídios para o processo de planejamento estratégico, alinhando e reforçando estratégias para o ano que vem. "Foram discutidos os pleitos das cooperativas que poderão ser atendidos por meio de serviços e soluções oferecidos pelo SESCOOP/DF, considerando as diretrizes do SESCOOP nacional. Agora, com o final das reuniões, aguardaremos a devolutiva das cooperativas com a apresentação das demandas. E depois disso, nos reuniremos internamente para compilar as ações solicitadas, conforme direcionamento estratégico", explica Patrícia Barbosa Monteiro, Analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/DF.
Importantes avanços estão sendo conquistados pelo setor cooperativista do Distrito Federal graças a ações como essa. O Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta de gestão que orienta o SESCOOP/DF na elaboração de projetos e planos de trabalho que atendam às necessidades das cooperativas, sempre buscando fortalecê-las no cenário produtivo e econômico do Distrito Federal.