Sistema OCB/DF realiza primeiros encontros dos Comitês de Mulheres e Jovens do Distrito Federal
O Sistema OCB/DF dá mais um passo em direção à inclusão e diversidade no cooperativismo com o lançamento dos Comitês de Mulheres e Jovens do Distrito Federal. Após sua inauguração durante o 2º Congresso Distrital do Cooperativismo, esses comitês realizaram seus primeiros encontros nos dias 2 e 3 de maio, no espaço Lab 360º Sicoob.
O objetivo desses comitês é ampliar a participação de mulheres e jovens nas lideranças do cooperativismo brasileiro, especialmente no Distrito Federal. No encontro de mulheres, elas foram apresentadas ao movimento "Elas pelo Coop" e discutiram os desafios enfrentados pelo público feminino em cargos de liderança. O foco foi no aprimoramento das ações para fortalecer e expandir a presença feminina dentro do cooperativismo, visando uma representatividade mais equitativa em todos os níveis de gestão.
O Comitê de Mulheres busca promover uma maior integração entre as cooperativas e o Sistema OCB, oferecendo orientações institucionais e incentivando a participação e representatividade feminina no setor. Além disso, visa empoderar as mulheres, promover a equidade de gênero e disseminar os princípios cooperativistas em toda a comunidade.
No segundo dia, os jovens se reuniram para discutir a necessidade da presença da juventude nas lideranças cooperativistas e o amplo espaço disponível em todos os ramos para que exerçam suas atividades profissionais. No encontro, a partir de dinâmicas e trocas com palestrantes convidados, os participantes foram apresentados ao movimento "Geração C", uma iniciativa dedicada à construção de conhecimento sobre o cooperativismo para as novas gerações. O objetivo é mostrar aos jovens como o modelo de negócio cooperativista pode ser uma opção viável para suas carreiras.
Para Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCB/DF, esses comitês representam um marco significativo tanto para o empoderamento das mulheres quanto para o aumento da representatividade jovem nas discussões cooperativistas em toda a região.
Ambas as reuniões contaram com a participação de diversos representantes do Sistema OCB Nacional, destacando o compromisso do sistema com a promoção da inclusão e diversidade dentro do cooperativismo.