Vice-governador visita a Rede Alternativa

Na tarde de quarta-feira, 30 de Junho, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, visitou as instalações da cooperativa Recicle a Vida, localizada na Ceilândia.

Na ocasião, a Recicle a Vida e as demais cooperativas filiadas à Rede Alternativa apresentaram demandas ao vice-governador, como a ampliação da coleta seletiva; coleta seletiva em condomínios horizontais, realizadas por cooperativas de catadores; contratação de triagem para as cooperativas que ainda não possuem; e a regularização dos terrenos que integram a Rede Alternativa.

Paco Brito também foi informado que, juntas, as oito cooperativas da Rede Alternativa comercializam mais de 700 toneladas por mês de materiais recicláveis, contribuindo com o meio ambiente e oferecendo oportunidade de trabalho e renda para mais de 300 famílias de catadores.

As cooperativas também pediram ao vice-governador apoio para a ampliação da Coleta Seletiva Solidária. Atualmente, todo resíduo reciclável oriundo dos órgãos e entidades da administração pública do Distrito Federal devem ser entregues às cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O objetivo é que essa determinação seja ampliada, obrigado as residências do DF a entregarem seus resíduos às cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

O presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga Neto, reivindicou ao vice-governador a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) na comercialização dos produtos das cooperativas de reciclagem que, atualmente, possui uma alíquota de 5%. A OCDF fará um estudo do quanto esse valor representa, em termos de arrecadação para o GDF, e encaminhará para o governador discutir junto a Secretaria de Economia.

A visita foi acompanhada de perto pelo deputado distrital João Cardoso e pelo o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto

Conteúdos relacionados