Com o objetivo de fortalecer ainda mais os laços cooperativistas no Distrito Federal, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF está construindo a Casa do Cooperativismo. Localizada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, berço da maior feira agropecuária da região Centro-Oeste.
O terreno de aproximadamente 500m², ao lado do mirante do parque, dará vida a um espaço versátil e dinâmico, idealizado para realizar eventos da entidade e também se tornar um ponto de encontro para todos os ramos do cooperativismo do DF.
A estrutura tem como propósito reforçar a importância do cooperativismo, especialmente no setor agro do Distrito Federal. Além de proporcionar visibilidade ao movimento, será um local para treinamentos, atividades de integração e utilização pelas próprias cooperativas.
Segundo Carla Madeira, superintendente do SESCOOP/DF, a ideia é que seja um espaço aberto para as cooperativas, contribuindo para a intercooperação em toda a região do DF. ‘’A Casa do Cooperativismo será mais que uma sede; será um espaço contributivo para o fortalecimento das cooperativas em todos os ramos. É o nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo do coop no DF. Sua inauguração irá marcar o início de uma nova fase para as cooperativas locais, promovendo a integração, o fortalecimento e a prosperidade do movimento cooperativista no Distrito Federal e entorno’’, assegura.
As obras no espaço tiveram início em outubro de 2023 e serão concluídas até a AgroBrasília 2024, que acontecerá entre 21 e 25 de maio. A inauguração será marcada por uma solenidade com a presença de líderes cooperativistas.
Estrutura e contribuição com as metas nacionais
Em 2023, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF lançou a pedra fundamental no espaço em que a casa do cooperativismo está sendo construída. Na ocasião, o presidente da entidade, Remy Gorga Neto, destacou a importância da presença cooperativista na região do PAD/DF e na AgroBrasília. Ele ressaltou o projeto arrojado e moderno, capaz de mostrar o potencial do cooperativismo em todos os seus ramos.
A estrutura do espaço consiste em uma área composta por dois pavimentos, abrigando salas de capacitação, áreas de descanso e espaços de interação. Essa construção será um pilar importante para que o cooperativismo brasileiro alcance suas metas de R$ 1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados até 2027. A Casa do Cooperativismo representa não apenas uma estrutura física, mas o compromisso do Sistema com o desenvolvimento contínuo do coop no DF.
No último dia 26, o Sistema OCDF-SESCOOP/DF marcou presença na cerimônia de Abertura Oficial da Colheita de Soja – GO/DF, safra 2023/2024. O evento, promovido pela APROSOJA-GO (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás) e a COOPA-DF (Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal e a COOPA-DF), celebrou o trabalho dos agricultores e assinalou a colheita oficial de soja em 2024.
Este ano, o encontro foi realizado no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no PAD-DF, uma área estratégica que reúne diversos municípios produtores de soja no entorno do Distrito Federal, abrangendo não apenas áreas do DF, mas também de Goiás e Minas Gerais.
Carla Madeira, superintendente do SESCOOP/DF, esteve presente na iniciativa e ressaltou a relevância do evento tanto para o cooperativismo local, como também para toda a sociedade. Afinal, o mercado de soja desempenha um papel importante no abastecimento da região e do entorno do DF, além de auxiliar no plantio de soja em outros estados. "Participar da Abertura Oficial da Colheita de Soja é mais do que celebrar uma safra. É reconhecer a dedicação dos agricultores e fortalecer os laços que impulsionam o cooperativismo e o desenvolvimento econômico da nossa região. Este evento é um marco para o setor, e o Sistema OCDF-SESCOOP/DF está ativamente engajado nesse processo", afirmou Carla Madeira.
A produção de soja no DF e entorno
A soja desempenha um papel crucial na economia brasileira, destacando-se como protagonista tanto na balança comercial quanto na segurança alimentar. Segundo Rafael Bueno, secretário de agricultura do DF, aproximadamente 40% da produção anual de soja no DF e entorno é direcionada para sementes de alta pureza genética, enviadas para multiplicação em estados como Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de soja na safra 2023/2024 em Goiás pode atingir 4,6 milhões de hectares e estima-se que a região do entorno do DF contribuirá com uma colheita superior a 830 mil toneladas, não se limitando apenas à soja, mas abrangendo também cultivos como milho, trigo e feijão.
O Sistema OCDF-SESCOOP/DF promoveu, na noite da última segunda-feira, 20 de novembro, a cerimônia de encerramento da primeira turma do MBA em Gestão Estratégica em Cooperativas de Crédito. A atividade foi concluída graças a uma parceria firmada entre o SESCOOP/DF e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e durou 18 meses, fornecendo conteúdos relevantes para 31 alunos, colaboradores de cooperativas que integram o cooperativismo de crédito do Distrito Federal.
O MBA totalizou 432 horas de aulas e ofereceu aos participantes um amplo conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais para o setor das cooperativas de crédito. O programa foi realizado por meio de uma plataforma online da PUC Minas, onde os alunos foram expostos a uma extensa gama de conteúdos e incentivados a atuar com excelência no dia a dia de suas organizações.
Os conteúdos incluíram temas relacionados à história e doutrina cooperativista, sociologia da cooperação, legislação cooperativista, gestão e governança, marketing e comunicação, elaboração de projetos em cooperativas, além de criatividade, inovação e empreendedorismo.
Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, celebrou a conclusão da primeira turma do MBA, parabenizou os participantes e salientou que a disseminação do conhecimento proveniente da atividade terá impacto significativo no desenvolvimento profissional de todos, e, por conseguinte, nas atividades desempenhadas pelas cooperativas de crédito atuantes no Distrito Federal. O dirigente também destacou o papel do SESCOOP/DF, que está sempre se aperfeiçoando para permitir o desenvolvimento dessas organizações.
"Estamos sempre prontos para possibilitar e acompanhar o progresso das nossas cooperativas. Estamos continuamente elevando o padrão dos nossos serviços para continuar atendendo às necessidades e oferecer soluções, ferramentas, oportunidades de mercado, cursos, enfim, capacitações de alto nível para agregar conhecimento às organizações e às pessoas que compõem o cotidiano delas," pontuou Remy aos participantes.
O docente da PUC Minas e profissional com ampla experiência no mercado financeiro, sobretudo no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, José Carlos Assunção, também parabenizou os cooperados pela conclusão do MBA. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da gestão no âmbito do cooperativismo. “É sobre nós, gestores, sobre nossos ombros, sobre nossa mente, sobre nossas ações que repousa a grande transformação. As cooperativas têm conselhos de administração fantásticos e isso é importante. Mas, se não houver uma gestão, e a gestão não contar com pessoas no operacional que realmente saibam fazer com que a estratégia seja uma realidade todo dia, a gente vai estar caminhando para o lado errado,” comentou ele.
Com 22 anos de vivência no cooperativismo, Cileane Arruda, da Sicoob Nova Central, foi uma das participantes beneficiadas pela realização do MBA. Durante a cerimônia, ela relatou a experiência de poder aprofundar conhecimentos e habilidades específicas para as cooperativas de crédito, parabenizou o SESCOOP/DF e a PUC Minas pela promoção da atividade, destacou que o caminho até a conclusão foi repleto de obstáculos, e assegurou que as organizações que integram o cooperativismo de crédito do Distrito Federal têm muito a evoluir. “Não foi uma tarefa fácil. Cada aluno foi muito guerreiro para poder concluir esse MBA. Governança é um pilar extremamente importante dentro de uma organização, mas a atualização precisa ser constante para que possamos levar esse movimento que representamos cada vez mais para frente,” concluiu ela.
As lideranças do cooperativismo do Distrito Federal estiveram reunidas nesta quinta-feira, 21 de setembro, para a realização da nova edição do Encontro de Executivos de Cooperativas do DF. O evento foi organizado pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF e reuniu mais de 70 líderes, representando o início dos trabalhos de elaboração do plano de trabalho participativo e do planejamento orçamentário do Sistema para o ano de 2024.
A superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, foi responsável por abrir o evento, dando boas-vindas aos participantes e destacando a importância de planejar o futuro em colaboração com as cooperativas atuantes no DF. A dirigente também ressaltou brevemente a importância do uso de dados para a construção de um planejamento assertivo, tema que norteou as atividades desta edição do encontro. "As mudanças são necessárias para vocês (cooperativas) e para o SESCOOP também. Temos que analisar e entender o que é preciso mudar, ver o que é preciso começar. Vamos juntos fazer essa reflexão e encontrar o melhor caminho para termos um cooperativismo ainda mais forte no Distrito Federal", pontuou Carla.
Em seguida, as lideranças acompanharam uma palestra sobre "data driven", ou seja, a gestão orientada por dados, aquela que toma todas as decisões baseadas em informações concretas e analisadas. O assunto foi abordado por Manu Falcão, gerente regional de recursos humanos da Ancar Ivanhoe e head da Universidade Corporativa do Varejo. A especialista conduziu os participantes do encontro a uma imersão na cultura de dados, ressaltando a influência desse tema na tomada de decisões e na elaboração de soluções. De acordo com ela, "dados vão além de números; são informações valiosas que nos permitem ter uma compreensão mais próxima da realidade".
Manu aproveitou a ocasião para destacar a importância da transformação e explicou a diferenciação entre organizações tradicionais e transgêneros, conservadoras e inovadoras. Ela conectou o assunto com a cultura de dados por meio de uma atividade prática e concluiu afirmando que "é crucial que as organizações (cooperativas) saibam utilizar dados para impulsionar a gestão estratégica".
O encontro seguiu com uma apresentação da gerente-geral do SESCOOP/DF, Geâne Ferreira, que destacou as atribuições da organização que fomenta o cooperativismo no Distrito Federal. Ela também reforçou a importância da análise de dados para o funcionamento da instituição e, para isso, citou algumas ferramentas disponibilizadas pelo Sistema que fornecem dados precisos e auxiliam nos diagnósticos dos índices de maturidade de gestão e governança das cooperativas, como o SouCoop e o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
Geâne apresentou, ainda, as orientações que irão conduzir a elaboração do plano de trabalho para 2024 e anunciou que a formulação deste planejamento ocorrerá por meio de reuniões, onde as cooperativas do DF, divididas por ramos, poderão apresentar suas demandas, para que o cooperativismo seja fomentado e fortalecido ao longo do próximo ano.
Durante o encontro, foram anunciadas algumas novidades que serão implantadas acerca do uso de ferramentas e soluções capazes de fortalecer ainda mais o desenvolvimento do cooperativismo no DF a partir do ano que vem. Uma delas é a utilização do Sistema de Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH), uma ferramenta de gestão de projetos de capacitação profissional que já é utilizada por analistas das unidades estaduais do SESCOOP. Para 2024, espera-se que a ferramenta possa estar acessível também para as cooperativas.
Outra novidade apresentada durante o encontro foram os primeiros Agentes de Desenvolvimento de Cooperativas (ADC) formados pelo SESCOOP/DF. O agente é uma figura responsável pelo diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento para os cooperados e assim proporcionar ações mais efetivas e alinhadas às demandas do setor cooperativista.
Uma segunda turma de Agentes de Desenvolvimento de Cooperativas será formada em breve pelo SESCOOP/DF, visando fortalecer ainda mais esse programa e garantir a difusão do conhecimento em todas as cooperativas do Distrito Federal.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo(Sescoop) completa 25 anos de atuação com a oferta de soluções para desenvolver e impulsionar os negócios cooperativistas. Por meio do tripé formação profissional de cooperados e empregados, monitoramento do desenvolvimento organizacional das cooperativas e promoção social para as comunidades, o Sescoop agrega valor ao movimento e o torna cada vez mais forte e relevante para a sociedade. Criado em 1998, por meio da Medida Provisória 1.715/98 e regulamentado pelo Decreto 3.017/99, o Sescoop integra as três casas do Sistema OCB, que conta também com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e com a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
“É com muita alegria que o cooperativismo brasileiro comemora os 25 anos do Sescoop. Desde sua criação já sabíamos que um novo modelo de governança mais prático e moderno seria implementado para garantir a competitividade das nossas cooperativas com a formação de pessoas e adoção de práticas estratégicas no mercado. Hoje, temos diagnósticos de monitoramento e desenvolvimento organizacional, uma plataforma de educação a distância para dirigentes e empregados, mas que também é aberta e gratuita para a comunidade, bem como diversas soluções de promoção social focadas no desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Destaco especialmente a educação e a formação que são princípios cooperativistas que se materializam em ações e programas do Sescoop. Então, temos muito para celebrar”, parabenizou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
A missão do Sescoop, presente todo o território nacional, com representação nas 27 Organizações Estaduais do Sistema OCB, é promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da governança e da gestão das cooperativas brasileiras e estrangeiras, por meio de acordos de cooperação técnica com outras nações.
As ações de monitoramento, mencionadas pelo presidente, ocorrem por meio de diagnósticos organizacionais, orientados para o acompanhamento da identidade e conformidade à legislação cooperativista, governança e gestão; desempenho econômico e financeiro e, mais recentemente, averiguação da aderência aos critérios ESG e ao desenvolvimento dos negócios.
A formação dos dirigentes e associados tem, por sua vez, o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para qualificação profissional adequada à gestão estratégica e operacional das cooperativas e ao seu modelo específico de negócios. Já a promoção social se dá por meio do incentivo ao voluntariado em evento nacional, chamado Dia C, que demonstra as ações sociais e ambientais realizadas o ano todo, além do enfoque na educação cooperativista e formação de novas lideranças, destacadamente.
Entre os mais robustos projetos desenvolvidos pelo Sescoop em âmbito nacional está a plataforma de educação a distância, CapacitaCoop e o Diagnóstico de Desenvolvimento Organizacional orientado para a Governança e Gestão, também conhecido pela sigla PDGC. As cooperativas que obtém os melhores indicadores podem participar de premiação promovida pelo Sistema OCB, o SomosCoop Excelência em Gestão.
Além disso, o serviço também coordena nas plataformas InovaCoop e NegociosCoop, que contam com conteúdo exclusivo para auxiliar na conquista de novos mercados e ampliação das oportunidades do cooperativismo.
O Sescoop é responsável ainda, por uma série de iniciativas voltadas para a promoção da imagem do cooperatismo em todo o país, por meio do movimento SomosCoop. Por meio de ações de comunicação o SomosCoop busca despertar o orgulho de ser cooperativista e conectar pessoas que acreditam na força do trabalho compartilhado e colaborativo, para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade. A marca reforça o sentimento de pertencimento e identifica os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.
Todo ano ímpar o Sistema OCB presta reconhecimento às cooperativas que promovem excelência na gestão de seus negócios, promovendo mais competitividade ao movimento com a entrega do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Para concorrer, as cooperativas precisam participar do AvaliaCoop Governança e Gestão, antes denominado Programa de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas (PDGC), que iniciou seu ciclo de avaliações em 6 de fevereiro, assim como o Diagnóstico Identidade, que avalia a aderência das coops com a Legislação do Cooperativismo e suas boas práticas.
Os formulários on-line, para que as coops possam avaliar seus processos visando aderência às boas práticas de governança e gestão, já estão disponíveis. O objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) - casa do Sistema OCB responsável pelo programa; é oferecer uma ferramenta de diagnósticos gratuita, acessível e didática para que as cooperativas e Organizações Estaduais avaliem seus processos e recebam ajuda para aprimorar pontos de melhoria.
Após o preenchimento dos questionários a coop recebe um relatório com os pontos fortes e oportunidades de melhoria para se organizar e iniciar o trabalho necessário para alcançar a excelência na gestão, além de receber subsídios para elaborar um planejamento estratégico e plano de ação específico para sua realidade.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, o AvaliaCoop Governança e Gestão é um importante instrumento de transformação das cooperativas. “Ele oferece um diagnóstico de alto nível sobre o estágio de maturidade de processos e práticas relacionados à governança e à gestão que servem como ponto de partida para desenvolvimento e oferta, pelo Sistema OCB, de soluções voltadas para o aperfeiçoamento dessas questões”.
O programa, criado em 2013, utiliza o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) - adaptado à realidade e à linguagem das cooperativas pelo Sescoop. A metodologia tem reconhecimento internacional por sua capacidade expressiva em aumentar a qualidade de gestão e competitividade de cooperativas e outras organizações, fato já registrado em mais de 2,5 mil coops que aderiram ao programa.
Além disso, todo o material disponível é melhorado continuamente a partir da experiência, reflexões e análises de especialistas e diversas lideranças técnicas do Sistema OCB e das cooperativas participantes, com atuação em todos os ramos e diferentes regiões do país, o que confere maior assertividade à avaliação.
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão consagra, uma vez a cada dois anos, as cooperativas participantes do programa que se destacam por seus modelos de gestão e por suas boas práticas de governança em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo à excelência.
Em sua última edição, realizada em 2021, 310 cooperativas concorreram ao prêmio, número que superou em 14#$-$#as inscrições do processo anterior. O selo ouro foi entregue para 30 coops, enquanto o prata ficou com outras 39 e o bronze com 34. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
O Sistema OCDF-SESCOOP/DF promoveu na tarde de segunda-feira, 12 de dezembro, a aula de abertura da segunda turma do MBA em Gestão Estratégica para Cooperativas de Crédito. A atividade, desenvolvida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), foi realizada de forma híbrida, sendo a presencial na sede da Sicredi Planalto Central, na Asa Sul, e reuniu 36 colaboradores de cooperativas de crédito do Distrito Federal.
O MBA objetiva desenvolver os participantes para que possam atuar com competência e destreza no dia a dia das cooperativas de crédito, colaborando para que essas organizações possam ganhar cada vez mais notoriedade no mercado financeiro brasileiro.
As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, no período da noite, por meio de uma plataforma on-line mantida pela PUC Minas. História, doutrina cooperativista, sociologia da cooperação, legislação cooperativista, gestão e governança, marketing e comunicação, elaboração de projetos em cooperativas, criatividade, inovação e empreendedorismo são temas que serão trabalhados ao longo que curso, que tem previsão de durar até 21 meses.
O presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, acompanhou a realização da atividade e falou aos participantes sobre a relevância de se buscar, com constância, por novos conhecimentos e pelo desenvolvimento de competências e habilidades.
Remy comentou, ainda, sobre o crescimento do ramo de crédito na capital e deu ênfase ao compromisso do Sistema de concentrar esforços para promover contínuas melhorias nas entidades que atuam no DF. “As cooperativas de crédito do Distrito Federal estão crescendo muito e isso traz desafios e responsabilidades para essas organizações. A qualificação visando a melhoria da gestão das cooperativas é o objetivo dessa parceria nossa com a PUC Minas. Estamos oferecendo o que há de mais moderno para qualificar e preparar esses profissionais para atuarem em consonância com os desafios e, sobretudo, promovendo o desenvolvimento das nossas cooperativas”, explica o dirigente.
A aula inaugural foi conduzida por Ênio Meinen, uma referência nacional em cooperativismo financeiro, que falou aos alunos do MBA sobre o futuro do cooperativismo financeiro.
Entre os dias 22 e 23 de novembro, integrantes do Sistema OCDF-SESCOOP/DF e dirigentes de cooperativas do Distrito Federal participaram da edição 2022 do HSM Expo, considerado o maior evento de gestão empresarial da América Latina. A realização reúne anualmente o que há de mais avançado no mundo da educação executiva e tem em sua programação autoridades nacionais e internacionais em assuntos como inovação, empreendedorismo, estratégia e liderança.
A edição 2022 foi a segunda realizada presencialmente desde o início da pandemia e ofereceu uma experiência diferenciada aos participantes, possibilitando a personalização da aprendizagem. Foram realizadas palestras, workshops, mentorias, momentos para intercâmbio de conhecimentos entre os participantes e apresentadas tendências e tecnologias que estão revolucionando o mercado e que terão forte impacto nos próximos anos.
Para chegar a esse formato, os organizadores buscaram inspiração em diversas outras realizações e em pesquisas sobre as principais tendências de eventos mundiais. Foi percebido, então, que proporcionar uma experiência sob medida para o gestor conhecer as novidades e se atualizar de acordo com suas necessidades, com duração de três dias, seria um avanço considerável e promissor para a realização do HSM.
Ao promover a participação das cooperativas, o Sistema OCDF/SESCOOP-DF teve por objetivo proporcionar a seus dirigentes uma completa formação e atualização nas práticas de gestão, baseadas nos modernos modelos vigentes hoje no mundo.
A superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, acompanhou o grupo brasiliense e ficou surpresa com a experiência preparada para a edição deste ano. Na avaliação dela, o HSM é um evento que, historicamente, traz em sua programação uma série de contextos, de temas atuais e fundamentais, sobretudo para este período pós-pandemia que a humanidade ainda vivencia. “O mundo mudou e a perspectiva com que trabalhamos é que as transformações sejam cada vez mais intensas. As cooperativas e o Sistema OCDF-SESCOOP/DF precisam estar cada vez mais automatizados, fazendo uso de ferramentas tecnológicas para que a gente continue crescendo em um mundo completamente diferente do que tínhamos há dois anos”, analisa Carla.
O diretor operacional da Sicoob Empresarial, Fabrício Alencar, integrou o grupo brasiliense que participou do evento. Foi a segunda ida dele ao HSM e a sua avaliação é que o evento tem cada vez mais se preocupado em reunir autoridades para municiar conteúdos que realmente ajudem a transformar o dia a dia de pessoas, empresas e outras organizações, a exemplo das cooperativas.
“Em nosso dia a dia, nós ficamos preso em um redemoinho de assuntos e de afazeres, e precisamos interromper esse fluxo. Estar nesta edição do HSM foi disruptivo; foi uma oportunidade para ver situações novas, conhecer pessoas, suas distintas realidades e seus problemas. A gente tem o conhecimento, mas é necessário não ficar acomodado e sempre estar disposto a expandir o horizonte. O SESCOOP/DF tem essa preocupação, já nos acompanhou em 2021, que foi muito bom e, neste ano, foi melhor ainda”, garante Fabrício.
As cooperativas presentes na edição deste ano do HSM foram aquelas que participaram do Ciclo 2022 do Programa de Desenvolvimento das Cooperativas (PDGC) e que atingiram, na avaliação do programa, 80#$-$#do índice de governança e de gestão, ou que cresceram pelo menos 5#$-$#dentro desse indicador. São elas: Sicoob Credijustra, Sicoob Planalto Central, Sicoob Empresarial e a Sicoob Judiciário.
Com o apoio do SESCOOP/DF, oito cooperativas do ramo agropecuário que atuam no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF) participam de uma Instrução Prática e Assistida (IPA) para implementar melhorias nos processos de gestão e governança. A expectativa é que as organizações possam identificar e implantar estratégias eficazes para a sustentabilidade do negócio, se tornando ainda mais fortes, desenvolvidas e reconhecidas por sua competividade, integridade e capacidade de gerar trabalho e renda aos produtores rurais.
As ações do projeto foram iniciadas no último mês de julho e seguem até fevereiro do ano que vem, seguindo um cronograma para que as melhorias sejam implementadas com precisão em cada cooperativa. As atividades estão divididas por etapas, algumas já finalizadas, como a realização de um diagnostico inicial e elaboração de planejamento estratégico. O projeto prevê, ainda, implantar iniciativas de profissionalização da gestão voltados para as áreas administrativa, financeira, comercial, de recursos humanos, operacional, logística, comunicação e marketing, além de um intercâmbio de boas práticas de gestão e de governança, a implantação dos Programas de Acompanhamento e Desenvolvimento da Gestão (PDGC) e a realização do fórum de avaliação.
O produto final do projeto estabelece a elaboração de relatório técnico, no qual estarão consolidadas as etapas ocorridas durante a execução, contendo registros de todas as informações técnicas acerca do modelo de gestão e governança pautado para resultados implantados nas cooperativas da agricultura familiar.
Nesse documento final estarão mensurados os resultados que o trabalho proporcionou às cooperativas no âmbito da Rota da Fruticultura, projeto capitaneado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e que envolve diversas outras instituições, como o Sistema OCDF/SESCOOP-DF e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o objetivo de profissionalizar a cadeia produtiva da fruticultura, integrando os subsistemas de insumos, produção, extrativismo, processamento e comercialização, por meio da criação de sistemas agroflorestais, agroindustriais e de serviços especializados.
Participam do projeto a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina/DF (Cootaquara), a Cooperativa de Agricultura Familiar Mista do Distrito Federal (Coopermista), Cooperativa Agrícola de Vargem Bonita (Coopervargem), a Cooperativa Agropecuária da Região de Brazlândia (Coopebraz), a Cooperativa dos Produtores e Produtoras Rurais do Assentamento Itaúna e Região (Coopitaúna), a Cooperativa dos Produtores do Fartura (Cooperfartura), a Cooperativa Mista der Agricultura Familiar de Novo Gama (Coopgam) e a Cooperfal.
A 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano já tem seus finalistas. Nesta quarta-feira (16), o Sistema OCB divulgou a lista com os nomes das cooperativas que concorrem nas categorias Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; Intercooperação; e Influenciador Coop. A premiação teve recorde de inscrições com 787 projetos submetidos. Em 2020, última edição do prêmio bianual, foram recebidos 595 cases.
A cerimônia que revelará os vencedores está prevista para o dia 7 de dezembro e, além dos troféus, as primeiras colocadas de cada categoria ganham duas vagas em um intercâmbio cooperativista. Cada cooperativa registrada e regulada no Sistema OCB pôde concorrer com um case por categoria. As finalistas foram escolhidas por duas bancas avaliadoras: as comissões técnica e julgadora.
Confira abaixo as indicações, em ordem alfabética, por categoria:
- COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOP
- Cooptur (PR): Gincoop - Gincana do Cooperativismo
- Sicoob Cocred (SP): Jornada do cooperativismo
- Sicoob Credialto (MG): Coofem - Curso de formação educacional em cooperativismo, educação financeira e empreendedorismo
- COOPERATIVA CIDADÃ:
- Cercos (SE): Escavação e revitalização de poços artesianos
- Cooped (CE): Ambulatório de pediatria do desenvolvimento e comportamento da primeira infância (PDC)
- Sicredi Dexis (PR): Eu coopero com a inclusão
- DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL:
- Sicoob Credcooper (MG): Nascente viva: produzindo água e promovendo desenvolvimento sustentável hoje e para futuras gerações
- Sicoob Credivertentes (MG): Minas + Vertentes
- Sicredi Centro-Sul MS (MS): Recicla verdinho
- FIDELIZAÇÃO:
- Coplacana (SP): Núcleo jovem Coplacana
- Sicoob Saromcredi (MG): Programa de qualificação do queijo da canastra
- Sicredi Planalto Central (GO): Sicredi na roça
- INOVAÇÃO:
- Castrolanda (PR): 60 dias para inovar - Programa ágil Castrolanda
- Cooperacre (AC): Fortalecendo o extrativismo e viabilizando o desenvolvimento sustentável através da tecnologia
- Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS): Portal da aceleração regional em prol do desenvolvimento
- INTERCOOPERAÇÃO:
- Coopafs e Ccampos (PA): Plano de investimento para capital de giro na agricultura familiar durante a pandemia da covid-19;
- Coopmetro e Coomap (MG E BA): Coomap & Coopmetro - Construindo um transporte mais cooperativo
- Lar e Copagril (PR): Aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte
Júri popular
A categoria Influenciador Coop já está com a votação aberta ao público para escolher a personalidade que desenvolve conteúdos positivos sobre o coop nas mídias on e off-line. Os nomes foram indicados pelas Unidades Estaduais. A votação está aberta até o dia 1º de dezembro e você pode votar quantas vezes quiser. Conheça os indicados:
- Carolina Mussolini - Conhecida como a "blogueirinha do cooperativismo". Atua como assessora de comunicação do Sicredi Rio Paraná PR/SP. Participou da primeira turma do Programa Somos Líderes da OCB e foi uma das mulheres embaixadoras do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Recentemente foi selecionada entre 12 jovens do mundo para participar da Conferência Mundial das Cooperativa de Crédito de 2022, em Glasgow, na Escócia;
- Celma de Oliveira - Presidente da cooperativa de bordadeiras Bordana. Nas redes sociais, mostra tudo que o cooperativismo pode gerar além de ganho econômico. Resgata dignidade, autoestima e promove a inclusão social de dezenas de pessoas. Recentemente ganhou pela segunda vez o Prêmio Sebrae Top 100 Nacional que contempla as 100 empresas de produtos artesanais mais competitivas do Brasil;
- Elias Leite - Foi conselheiro da Central Nacional Unimed, diretor comercial e presidente da Unimed Fortaleza, ajudando a conquistar prêmios importantes como o Top of Mind e GPTW. Atualmente é diretor Comercial, de Produtos e Marketing da Seguros Unimed. É também autor do livro “Líder de Resultado: O poder da gestão que entende de gente, desenvolve pessoas e multiplica resultados” pela Editora Gente;
- Marcelo Martins - É diretor executivo da Unicred União, cooperativa de crédito com R$ 2 bilhões em ativos, 22 mil cooperados e atuação no Paraná e Santa Catarina. Com uma trajetória de 25 anos no Sistema Unicred, é um apaixonado pelo cooperativismo, que considera a mais equilibrada forma de organização humana porque produz de verdade, distribui de modo justo e cada um é livre para participar; e
- Stefany Silveira - É agrônoma, neta de produtores e tem se destacado como uma importante voz do setor agro no Espírito Santo. Atualmente é apresentadora do Agro Business, projeto da Record no Espírito Santo, colunista diária do Folha Vitoria e palestrante do agro, oportunidade pela qual leva informações sobre o setor, incluindo o cooperativismo.
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A Sicoob Credijustra promoveu nos dias 16 e 17 de novembro um workshop com o objetivo de revisar a metodologia de gestão e acompanhamento do planejamento estratégico da organização. O evento contou com apoio do SESCOOP/DF e ocorreu exatamente um ano após a primeira edição do workshop, que propôs melhorias visando o fiel cumprimento dos indicadores estratégicos da cooperativa brasiliense.
Entres os assuntos debatidos durante a realização do evento esteve o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), solução desenvolvida pelo SESCOOP e que está voltada para o desenvolvimento da autogestão, cujo objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança no negócio cooperativo a partir do Modelo de Excelência em Gestão (MEG).
A Sicoob Credijustra começou a ser assistida pelo PDGC no ano de 2017. Desde então o programa tem melhorado continuamente o fluxo de trabalho, as habilidades de colaboradores e, sobretudo, aprimorado as boas práticas na busca da excelência. “O PDGC está dentro do nosso planejamento estratégico anual. Nós não encaramos o programa como algo de momento, como um evento, mas sim como uma estratégia contínua que é um diferencial para a nossa cooperativa”, explica Alexandre Machado, diretor presidente da organização, uma das vencedoras da edição 2021 do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão.
“As perguntas do PDGC servem como um manual para nós. Estamos focados em poder responder o questionário de diagnóstico sempre com a letra “D”, que é a melhor possibilidade dentro do programa e, por isso, temos uma campanha interna que consiste em estimular todos os setores para que possamos alcançar esse cenário. Então, se a gente tem a oportunidade de estar em contato com algum tema que esteja relacionado ao PDGC, a gente aproveita e veste a camisa da nossa campanha “100#$-$#letra D com evidência”. E na discussão do nosso planejamento estratégico não poderia ser diferente”, acrescenta Alexandre, que também é vice-presidente da OCDF.
As atividades do workshop envolveram dirigentes e colaboradores e foram conduzidas por um especialista em planejamento estratégico, que partilhou orientações, insights e estimulou o engajamento dos participantes em momentos de ideação e em pitches.
O evento também foi o momento ideal para a diretoria da cooperativa abordar os impactos do planejamento estratégico; reafirmar os princípios, valores e prioridades da Cooperativa; a importância dos colaboradores; e empoderar a equipe de colaboradores frente ao cenário macrofinanceiro.
A Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores do Distrito Federal e Ride-DF (Rede Alternativa) promoveu, nos dias 20 e 21 de outubro, um seminário voltado para discussões e apresentação de conhecimentos destinados ao fortalecimento da organização. O evento foi realizado na área rural de Brazlândia e contou com o apoio do SESCOOP/DF para promover princípios cooperativistas e a troca de experiências entre as cooperativas filiadas à central.
O seminário chegou este ano à sua 5ª edição e apresentou conteúdos relacionados ao tema “Gestão e Governança Cooperativista”. A intenção da Rede Alternativa ao escolher o tema foi incentivar suas cooperativas filiadas a aprimorarem seus processos internos e a participarem de soluções como o PDGC, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, uma solução desenvolvida anualmente pelo SESCOOP/DF que tem por finalidade impulsionar o desenvolvimento da autogestão das organizações que dão forma ao cooperativismo no Distrito Federal.
“O SESCOOP tem uma importância significativa para a realização desse seminário. É um grande apoiador das nossas atividades, do nosso trabalho e graças a essa proximidade tem sido possível organizar esse evento anualmente. A edição deste ano eu avalio como histórica, já que conseguimos promover um melhor entendimento sobre gestão e governança para as cooperativas que ainda não participam do PDGC, manter proximidade com o governo do DF e ainda cultivar a intercooperação, aspecto que é vital para a nossa atividade e muito incentivado pelo SESCOOP/DF”, avaliou o presidente da Rede Alternativa, Cleusimar Andrade.
O evento contou, logo na primeira palestra, com uma apresentação sobre PDGC. Na ocasião, a superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, falou sobre o programa e os resultados que as cooperativas participantes alcançaram e sobre a metodologia utilizada.
Na sequência, os cooperados da central acompanharam uma palestra sobre educação financeira, outra sobre as leis e normas cooperativistas que evidenciou a importância da legislação, dos direitos de cada cooperados, bem como das obrigações legais a serem cumpridas pelas cooperativas.
A programação do evento contou, ainda, com palestras sobre cooperação e liderança, dinâmicas voltadas para melhor compreensão dos temas abordados e com uma apresentação sobre os novos contratos firmados pelas cooperativas com o Governo do Distrito Federal.
Participaram dos dois dias de eventos mais de 70 pessoas, entre cooperados da Rede Alternativa e da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop), além de representantes de instituições parceiras, como o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).
A Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores do Distrito Federal e Ride-DF (Rede Alternativa) e a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop), organizações que reúnem tratadores de resíduos e materiais recicláveis, estão participando de uma consultoria focada em impulsionar a gestão e as atividades da cadeia produtiva da reciclagem local. A iniciativa conta com o apoio do SESCOOP/DF e será realizada até dezembro, com o objetivo de capacitar dirigentes e cooperados, visando o desenvolvimento de ações que aperfeiçoem a cadeia produtiva de reciclagem em ambas as centrais, em suas singulares e no DF.
O pontapé inicial do projeto foi a realização de um diagnóstico acerca do cenário atual da cadeia de reciclagem no Distrito Federal. Essa etapa, realizada in loco, visou a produção de um levantamento amplo e sistematizado de dados relacionados à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos do DF, incluindo questões como geração, coleta, destinação e reciclagem, além de aspectos legais, regulatórios e tributários do setor. Conjuntamente, foi realizado um levantamento de dados das cooperativas e seus cooperados, análise das condições e infraestruturas existentes, além de análise de mercado e de práticas das empresas e centros de tecnologia ligados à cadeia da reciclagem.
Uma segunda etapa do projeto consiste na promoção de um estudo de benchmarking nacional e internacional sobre processos, tecnologias e equipamentos para processamento de resíduos sólidos aplicáveis à realidade das cooperativas de materiais recicláveis do DF. A terceira etapa é um momento de proposição de soluções para a implementação de projetos para central de reciclagem e respectivo estudo de viabilidade econômico-financeira e jurídico-normativo.
O projeto conta, ainda, com outras duas etapas, previstas para ocorrer entre novembro e dezembro. A produção de um manual prático para orientação e acompanhamento de captação de recursos e a realização de um intercâmbio para que os representantes das centrais conheçam experiências bem-sucedidas que possam servir de referência para a definição de tecnologias e/ou boas práticas para modernização e inovação na cadeia de resíduos sólidos.
Representantes de 16 cooperativas e do Sistema OCDF-SESCOOP/DF participaram, entre os dias 17 e 18 de outubro, da 8ª edição do World Coop Management (WCM), o mais importante congresso de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro. O evento foi realizado em Belo Horizonte e proporcionou uma profunda imersão em conhecimentos, além de apresentar tendências para o cooperativismo e promover momentos de conexão para presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas que buscam a reciclagem profissional, mantendo-se atualizados sobre os novos conceitos e estratégias de atuação em seus negócios e cooperativas.
A comitiva brasiliense foi formada por representantes de organizações que integram o projeto Agro + Coop, promovido pelo SESCOOP/DF com o objetivo de fomentar o cooperativismo na área rural de Brasília, e também por integrantes de cooperativas com bom desempenho em seus processos de gestão após a participação no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), outra solução do SESCOOP cujo objetivo é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.
Durante dois dias, os participantes do grupo puderam aproveitar uma programação extensa que abordou temas relevantes e que impactam na forma de liderança, na gestão das cooperativas e, claro, da sociedade, como inovação, marketing, neurociência, ESG, estratégia e economia circular. Além disso, o grupo foi estimulado a desenvolver pensamento crítico. “Os dirigentes das cooperativas tiveram um choque com os temas voltados à gestão que foram apresentados. Os assuntos abordaram o cooperativismo e tenho a certeza de que tudo isso vai ser muito bem utilizado por cada dirigente no seu trabalho, no dia a dia”, observou o presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto, que também participou do evento.
Entre os dirigentes que integraram a comitiva das cooperativas brasiliense estava Licindo Passos, presidente da Cooperativa Mista der Agricultura Familiar de Novo Gama (Coopgam). Para ele, a ida ao evento foi importante para absorver conhecimentos, técnicas e tendências que podem ser usadas em sua cooperativa, além de poder interagir com players do mercado, expandindo o networking e abrindo portas para futuras oportunidades de negócios. “Espero levar os conhecimentos que adquirimos com palestrantes de renome, nacionais e internacionais, para a realidade da nossa atuação no Novo Gama e também aplicar o que absorvemos com a troca de experiência com os cooperados mais experientes que encontramos no evento”.
Ao todo, a programação do WCM contou com mais de 60 palestrantes, além da realização de workshops e momentos próprios para criar e estabelecer networking.
O evento ocorreu de forma híbrida e, com as transmissões digitais, pessoas de 25 países puderam acompanhar a realização.
Participaram do congresso representantes da Sicoob Credjustra, Coopitauna, Rede Alternativa, Recicla Mais Brasil, Coopfartura, Coopermista, Cootaquara, Cbrase, Sicoob Confederação, Cooperfal, Centcoop, Cooperbraz, Recicle a Vida, Coopgan, Credifaz e Sicoob Planalto Central.
Lideranças do cooperativismo brasiliense estiveram reunidas na noite de terça-feira, 20 de setembro, para a realização da edição 2022 do Encontro de Executivos de Cooperativas do Distrito Federal. O evento organizado pelo Sistema OCDF-SESCOOP/DF reuniu cerca de 50 líderes e representou o início dos trabalhos de elaboração do plano de trabalho participativo e do planejamento orçamentário do Sistema, visando o ano de 2023.
O presidente do sistema cooperativista brasiliense, Remy Gorga Neto, abriu o evento dando boas-vindas aos participantes e destacando a importância de planejar o futuro juntamente com as cooperativas em atividade no DF. “Esse encontro é um dos momentos mais importantes do ano. Aqui estão as pessoas que vivenciam o dia a dia do cooperativismo no DF e que podem nos apoiar nesse momento de construção do planejamento. É ouvindo vocês que estão inseridos nesse universo que podemos elaborar um plano de trabalho vinculado aos recursos que temos disponíveis. Vamos ouvir as demandas, adaptá-las ao orçamento e continuar a trazer soluções para que as cooperativas do DF possam melhorar seus processos de gestão e governança”, assegurou Remy.
Na sequência, a superintendente do SESCOOP/DF, Carla Madeira, fez uma breve apresentação das atribuições da organização que fomenta o cooperativismo no Distrito Federal. Ela falou sobre a importância do levantamento e análise de dados, além de ferramentas disponibilizadas pelo Sistema que auxiliam no diagnósticos dos índices de maturidade de gestão e governança das cooperativas, como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e comentou acerca das estratégias e critérios que irão conduzir a elaboração do plano de trabalho para o ano que vem.
Carla informou, ainda, que a formulação do planejamento para 2023 ocorrerá por meio de reuniões virtuais, momentos em que as 102 cooperativas do DF, divididas por ramos, poderão apresentar demandas para que o cooperativismo seja fomentado e fortalecido ao longo do próximo ano, por meio de soluções de desenvolvimento humano e organizacional a serem disponibilizados pelo SESCOOP/DF.
O público presente ao encontro conferiu, ainda, uma palestra inspiradora na qual o CEO da Qualitatis Consultoria e ex-superintendente do Sebrae/GO, Igor Montenegro, que também foi secretário de Cidades do Estado de Goiás e soma mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo, propôs reflexões e municiou as lideranças presentes com insights e dicas para vencer cinco desafios do cooperativismo em 2023: mercado, inovação, ESG, gestão e liderança.
Por fim, Montenegro apresentou uma agenda de prioridades para as lideranças de cooperativas brasilienses, seguindo conceitos apresentados em sua palestra. Para ele, as cooperativas precisam aumentar o foco em seus clientes; inovar em produtos, processos, marketing e na organização; criar uma cultura alicerçada em ESG; realizar uma gestão de resultados e liderar pessoas rumo ao crescimento.
A constância nos negócios dos mais variados ramos do cooperativismo tem ajudado de forma significativa a retomada econômica do país. Nesta terça-feira (25), em live promovida pelo Sistema OCB, o ministro da Economia, Paulo Guedes e seu assessor especial de estudos econômicos, Rogério Boueri, explicitaram o papel do cooperativismo como agente de desenvolvimento mesmo diante da crise sanitária provocada pela Covid-19 e a guerra na Ucrânia.
“Reconhecemos nossa força e, por isso, temos uma linha estratégica para nosso movimento. Até 2027, pretendemos movimentar R$ 1 trilhão e saltar dos atuais 18,8 milhões de cooperados para 30 milhões, é o Desafio BRC 1 Tri de Prosperidade. Queremos levar o bem promovido pelo cooperativismo não apenas para nossos associados, mas para o fornecedor, o cliente e o funcionário. Queremos um país feliz e próspero. O ministério, por sua vez, tem ouvido nossas demandas e acredito que seja porque atuamos com integridade, transparência e diálogo. Agradecemos o apoio ao nosso movimento”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas na abertura da live.
O dirigente agradeceu à equipe técnica do Ministério da Economia e ao presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto. “Queremos somar energias positivas para fazer um mundo melhor por meio de um cooperativismo mais forte”.
O ministro Paulo Guedes considerou “belíssima a meta” proposta pelo Desafio BRC 1 Tri e afirmou que o cooperativismo “é o caminho da prosperidade pela dimensão social e econômica que possui”. Segundo ponderação de Guedes, “as cooperativas atuam e têm sucesso em diversos segmentos por terem inteligência nos negócios”. Ele reforçou que para replicar as boas ideias do movimento mais cooperativas deveriam ser criadas.
“As instituições estão se aperfeiçoando e o cooperativismo está cada vez mais forte. Nosso objetivo é ter dezenas de milhares de cooperativas nas áreas de crédito, saúde e tantos outros segmentos. Vamos continuar apoiando”.
Indagações
Para representar as cinco regiões brasileiras, participaram da live os diretores da OCB, Remy Gorga (Centro-Oeste), José Roberto Ricken (Sul), Ronaldo Scucato (Sudeste), André Pacelli (Norte) e Ricardo Khouri (Nordeste). Eles levantaram questionamentos esclarecidos pelo subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri.
Remy Gorga indagou sobre a desoneração da folha, em especial, no que reflete perdas para o Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista (Sescoop), que integra o Sistema S. Na oportunidade, o dirigente questionou sobre os investimentos em infraestrutura logística; e sobre o entendimento do ministério acerca do acesso das coops ao mercado de seguros com amplitude.
“O Sescoop é importante tanto no apoio à gestão, como na capacitação de nossas cooperativas. Então, quando se fala em desoneração, logo nos preocupamos. Em relação à logística, temos um agro produtivo da porteira para dentro. Aqui no Centro-Oeste temos utilizado o Arco Norte [segundo maior porto de saída de grãos exportados] para reduzir nossos custos de exportação. Por fim, a atuação das cooperativas no mercado de seguros tem potencial forte. Como isso é observado pelo ministério?”, perguntou Gorga.
O secretário Boueri declarou que, sobre o Sistema S, nada impede que a alíquota seja alocada em outra parte do orçamento e que “ela não vai desaparecer”, tranquilizou. “Os investimentos em infraestrutura estão espremidos, porque não resolvemos os problemas de desvincular parte do orçamento, que em geral está comprometido com despesas obrigatórias. Necessitamos de reformas que sanarão estas questões orçamentárias e, logo, os gargalos da infraestrutura logística”.
Sobre o mercado de seguros, Boueri dise que o ministério tem boas impressões e que já há iniciativa neste sentido. “Temos uma coletânea de propostas dos principais atores no mercado de seguros, que serão transformadas em projetos ou medidas provisórias. Convido o Sistema OCB a oferecer suas contribuições no evento que vamos realizar em breve”.
Agro
José Roberto Ricken cobrou modernização do sistema do crédito rural, bem como outras formas de financiamento para o agro “em níveis viáveis para ganharmos escala fora do país”. Boueri destacou que “investimento é a mola do desenvolvimento” e que, fora o crédito rural, há de se criar novas formas de financiamento para as coops se desenvolverem nos moldes do Fiagro.
Ato Cooperativo
Ronaldo Scucato perguntou qual a melhor forma de tornar o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo realidade e sobre a efetivação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Boueri falou que se a competência fosse apenas do ministério, o IVA já estaria implementado, bem como já teria unido os impostos estaduais e municipais. Em relação ao ato cooperativo, ele defende a particularidade do modelo de negócios cooperativista e considera equivocada a bitributação.
Saúde
André Pacelli fez considerações acerca do Ramo Saúde. Ele apresentou dados da atuação da Unimed durante a pandemia e explicitou que toda a estrutura está a serviço do país. “Há alguma possiblidade de desoneração da folha para essas coops? Temos hospitais em fase de construção e precisamos de investimentos que poderiam ser feitos por meio de fundos constitucionais capitalizados por coops de crédito e repassados para nós”.
O secretário disse que um caminho seria a substituição da contribuição previdenciária, mas a atual legislação impede a utilização deste dispositivo. “Em uma eventual reforma tributária pretendemos reduzir a oneração das folhas para fazer uma reforma correta e equitativa de forma a abranger vários setores. Temos 175 projetos neste sentido tramitando no Congresso. Por outro lado, estudamos novos mecanismos e estudamos resoluções do Conselho Monetário Nacional para facilitar esses caminhos”.
Crédito
Já Ricardo Curi indagou sobre as novas possibilidades de aumentar o protagonismo das cooperativas de crédito. “Nossa natureza vanguardista vem se destacando, tanto que em 274 municípios somos a única instituição financeira. Como o Ministério enxerga isso?”
“Percebo que há possibilidade de uma atuação em conjunto com o Banco Central nesse sentido. A carteira de crédito cooperativista cresceu 36-, é mais que o dobro da carteira do Sistema Financeiro Nacional no mesmo período. Então, nossa intenção é apoiar o cooperativismo financeiro retirando tudo o que é indevido e que atrapalha seu desenvolvimento”, finalizou Boueri.
A 13ª edição do Prêmio SomoCoop Melhores do Ano bateu recorde de inscrições com a submissão de 787 projetos. A última edição, em 2020, recebeu 595 cases. O número de cooperativas participantes também cresceu. Este ano, um total de 548 (ainda pendentes de validação) apresentaram cases, contra 320 da última edição. A próxima etapa que é a habilitação do cases acontece até o dia 07 de outubro, data limite também para a regularização de adimplência das coops participantes.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, atribuiu o aumento significativo à maturidade que as coops vêm adquirindo ano após ano. “As cooperativas têm se capacitado, inovado e todo o conhecimento adquirido se reverte em benefícios não apenas para o movimento, como também para as comunidades onde atuam. É chegada a hora de mostrar o quão importantes elas são para o social, o ambiental e o econômico. Este ano, vamos reconhecer também aqueles que influenciam com suas opiniões sobre o cooperativismo na categoria Influenciador Coop”, anunciou o presidente.
A avaliação técnica dos projetos inscritos será realizada no período de 10 a 21 de outubro. De 27 de outubro a 08 de novembro acontece o julgamento e a divulgação dos finalistas está prevista para o dia 11 de novembro. Já o anúncio das vencedoras será realizado em cerimônia marcada para o dia 07 de dezembro.
Influenciador Coop
A nova categoria tem por objetivo reconhecer administradores, consultores, economistas, empreendedores, escritores, esportistas, executivos, jornalistas, palestrantes e outros atores que desenvolvem conteúdos positivos sobre o coop em produções publicadas ou replicadas nas mídias on e off-line.
A indicação dos participantes é feita pelas Unidades Estaduais. Cada uma pode recomendar até dois profissionais que consideram influenciadores e que priorizaram as atividades nos últimos dois anos. As inscrições serão abertas no dia 3 de outubro e seguem até dia 28. Cada case proposto passará pela análise da Comissão Julgadora, entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro.
Os finalistas serão divulgados entre os dias 4 e 11 de novembro e os selecionados passarão por votação popular entre 16 de novembro e 1º de dezembro. Os contemplados receberão troféu, sendo que os dois primeiros colocados também vão poder participar de um intercâmbio cooperativista. O resultado final será divulgado, juntamente com a premiação das demais categorias, em cerimônia a ser realizada no dia 7 de dezembro.
Outras seis categorias integram o prêmio: Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; e Intercooperação. Cabe ressaltar, que a avaliação dos projetos é feita por duas bancas distintas: a primeira por uma comissão técnica, composta por especialistas em projetos; e a segunda, pela comissão julgadora, formada por representantes de entidades e parceiros do cooperativismo.
A categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo contempla as coops que promovem a cultura do cooperativismo também para a sociedade. Os cases envolvem desde o selo SomosCoop nos produtos da cooperativa, até a promoção de cursos, palestras, eventos, campanhas e demais ações vinculadas ao Movimento SomosCoop que divulguem o movimento cooperativista como um todo.
Cooperativa Cidadã está voltada para os projetos que beneficiem a comunidade onde a cooperativa está inserida. Podem concorrer cases envolvidos com atividades culturais e recreativas, de promoção social e consciência ambiental. Também podem ser inscritas as ações similares às realizadas no Dia de Cooperar, ou Dia C.
A categoria Desenvolvimento Ambiental é direcionada a projetos de boas práticas ambientais desenvolvidas por cooperativas e que tenham sido estratégicos para o uso consciente dos recursos naturais, seja por meio recuperação de nascentes, reutilização de recursos, reciclagem e outras ações que preservem o meio ambiente.
Já a Fidelização reconhece as boas práticas das cooperativas que promovem maior integração com seus cooperados. Por exemplo, melhorando o espaço físico e formas de atendimento, ampliando e ofertando melhorias dos serviços, bem como aumentando o uso dos serviços oferecidos pelos cooperados.
O prêmio para a categoria Inovação é atribuído às soluções que promovem mudanças na rotina diária das coops como a modernização de produtos e serviços, técnicas e ferramentas de gestão da inovação e outras ações que viabilizem melhores resultados financeiros e ganho de produtividade.
Na categoria Intercooperação, o intuito é premiar projetos desenvolvidos de forma conjunta, realizados por duas ou mais cooperativas, que viabilizem objetivos comuns. Por exemplo, a compra de insumos ou serviços, comercialização conjunta de produtos, implantação de projetos, e troca de experiências e boas práticas de gestão.
Saiba mais sobre o prêmio em https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/
Mais dois cursos gratuitos estão disponíveis na plataforma de aprendizagem do Sistema OCB, CapacitaCoop. Nesta quinta-feira (15), foram lançados os títulos Compliance e Gestão de Riscos. Após o início do treinamento, o aluno tem 30 dias corridos para conclusão do curso. Para obter o certificado do Sistema OCB, por sua vez, é necessário alcançar no mínimo 70#$-$#de desempenho na avaliação ao final da trilha de aprendizagem.
Segundo o analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas (Gedec), Carlos Magno, “os cursos foram concebidos com muito critério técnico e referências científicas, apresentando didática simples e linguagem acessível. Eles vêm ocupar uma lacuna na capacitação de dirigentes, conselheiros e gestores de cooperativas dentro do tema da governança, um dos pilares do ESG”.
O curso de Compliance tem por objetivo oferecer conhecimento sobre a importância de cumprir e de fazer cumprir normas legais e regulamentares; políticas e diretrizes do negócio da cooperativa; além de orientar sobre como evitar, detectar e tratar as inconformidades que possam vir a existir. O termo, bastante utilizado no universo corporativo, tomou força nas organizações que querem utilizar desta relevante ferramenta de governança e sustentabilidade do negócio.
Com jornada de 4 horas, conta com em cinco módulos de conteúdo: Compliance; Compliance e Cooperativismo; Controles internos de compliance; Controles externos de compliance; e Certificações, selos e prêmios em compliance/excelência.
Para contornar os riscos, ou minimizar falhas em processos, o curso de Gestão de Riscos leva ao aluno a compreensão do conceito de riscos inerentes à operação das coops. Ele aprenderá também a identificar os principais riscos específicos em cada ramo do cooperativismo; trabalhar com matrizes de riscos e metodologias; e conhecer as diretrizes para classificá-los e tratá-los.
Também com carga horária de 4 horas, o aprendizado está dividido em quatro módulos: Conceito e análise de riscos; Espécies de riscos na perspectiva da gestão em cooperativas; Principais riscos por ramo de cooperativas; e Ferramentas de reconhecimento do risco em cooperativas.
Ainda está em tempo de as cooperativas garantirem a participação na 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano. O prazo para as inscrições termina no próximo dia 22, às 18h, horário de Brasília. Podem se inscrever as cooperativas singulares e centrais, confederações e federações sediadas no Brasil, regulares com o Sistema OCB. Cada cooperativa pode concorrer com um case por categoria.
Diversas coops já fizeram seu registro pelo site https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/, no qual é possível acessar o regulamento. Para tirar dúvidas sobre o preenchimento das fichas cadastral da cooperativa e de apresentação de case, o Sistema OCB disponibilizou consultoria especializada para contato por e-mail (
A premiação é uma oportunidade de mostrar o quanto as coops são importantes, social e economicamente. Promovida pelo Sistema OCB, a iniciativa acontece sempre em anos pares e tem como objetivo reconhecer e destacar as boas práticas das cooperativas que proporcionam benefícios aos seus associados e à comunidade onde atuam.
O evento de divulgação das contempladas está previsto para o dia 7 de dezembro e, neste ano, além do troféu, as primeiras colocadas de cada categoria ganham duas vagas em um intercâmbio cooperativista. Para a edição deste ano, seis categorias integram o prêmio: Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; e Intercooperação.
- Comunicação e Difusão do Coop: contempla as coops que promovem a cultura do cooperativismo também para a sociedade. Os cases envolvem desde o selo SomosCoop nos produtos da cooperativa, até a promoção de cursos, palestras, eventos, campanhas e demais ações vinculadas ao Movimento SomosCoop que divulguem o movimento cooperativista como um todo.
- Coop Cidadã: está voltada para os projetos que beneficiem a comunidade onde a cooperativa está inserida. Também podem ser inscritas as ações similares às realizadas no Dia de Cooperar, ou Dia C.
- Desenvolvimento Ambiental: é direcionada a projetos de boas práticas ambientais desenvolvidas por cooperativas e que tenham sido estratégicos para o uso consciente dos recursos naturais, seja por meio da recuperação de nascentes, reutilização de recursos, reciclagem e outras ações que preservem o meio ambiente.
- Fidelização: reconhece as boas práticas das cooperativas que promovem maior integração com seus cooperados. Por exemplo, melhorando o espaço físico e formas de atendimento, ampliando e ofertando melhorias dos serviços, bem como aumentando o uso dos serviços oferecidos pelos cooperados.
- Inovação: atribuído às soluções que promovem mudanças na rotina diária das coops como a modernização de produtos e serviços, técnicas e ferramentas de gestão da inovação e outras ações que viabilizem melhores resultados financeiros e ganho de produtividade.
- Intercooperação: premia projetos desenvolvidos de forma conjunta, realizados por duas ou mais cooperativas, que viabilizem objetivos comuns. Por exemplo, a compra de insumos ou serviços, comercialização conjunta de produtos, implantação de projetos, e troca de experiências e boas práticas de gestão.
A avaliação dos projetos é feita por duas bancas distintas: a primeira com uma comissão técnica, composta por especialistas em projetos; e a segunda, pela comissão julgadora, formada por representantes de entidades e parceiros do cooperativismo.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Distrito Federal (SESCOOP/DF) abriu processo seletivo para recrutar e selecionar profissionais para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para analistas e técnicos..\.
Para início imediato, estão abertas as vagas de Analista de Cooperativismo e Monitoramento (1 vaga) e Analista de Planejamento e Projetos de Marketing (1 vaga). Para cadastro reserva, estão disponíveis as vagas de Analista de Operações, Técnico de Operações e Técnico de Suporte (TI).
O contrato terá prazo indeterminado e os selecionados devem cumprir jornada de 40 horas semanais, presenciais, em Brasília, sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Os salários variam de acordo com os cargos:
- Analistas R$ 5.663,43;
- Técnico de Operações R$ 2.417,76;
- Técnico de Suporte (TI) R$ 2.645,91.
Além do salário, são oferecidos auxílio transporte, auxílio alimentação (R$1.500), assistência médica e odontológica e seguro de vida.
O processo seletivo, independentemente da área, será realizado em 4 etapas:
1) Análise Curricular
2) Avaliação de Conhecimentos + Redação
3) Dinâmica de Grupo
4) Entrevistas (comportamental e técnica)
Confira as vagas:
Analista de Cooperativismo e Monitoramento
Experiências e qualificações:
- Formação Superior Completa em Administração, Administração de Cooperativas, Gestão de Cooperativas, Cooperativismo, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas;
- Experiência profissional comprovada, em: Análise de indicadores sócio-econômico-financeiros e/ou análise e consolidação de dados; Análise de processos e/ou avaliação de cenários no contexto do cooperativismo e/ou mapeamento de mercado (preferencialmente de cooperativas); Organização e/ou realização de ações de formação profissional ou promoção social.
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Analista de Planejamento e Projetos de Marketing
- Formação Superior Completa em Marketing, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, realizada em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
- Experiência em atividades relativas à função;
- Conhecimentos em Cooperativismo, Marketing Digital para análises de métricas de resultados e proposição de ações em canais digitais, Plano de mídia, Planejamento e Orçamento, Gestão de projetos, Metodologias Ágeis e Ferramentas do Pacote Office.
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Analista de Operações
- Formação Superior completa em Administração, Ciências Econômicas e/ou Ciências Contábeis, realizada em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
- Experiência profissional comprovada em: acompanhamento de processos Licitatórios em empresas públicas, privadas ou cooperativas, análise de processo licitatório, trâmite de compras de produtos e serviços; conhecimento e prática em compras de produtos e serviços, análise de orçamentos, acompanhamento de processos de compras em empresas públicas e privadas; conhecimento em administração de contratos;
- Conhecimentos em cooperativismo, análise de dados e informações, elaboração de relatórios referentes a processos de compras e Ferramentas do Pacote Office.
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Técnico de Suporte (TI)
Experiências e qualificações:
- Ensino médio completo;
- Curso Técnico em Informática (reconhecido pelo MEC);
- Experiência profissional comprovada, em: Instalação, configuração e manutenção de hardwares, softwares e ambiente de rede.
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Técnico de Operações em Brasília
Experiências e qualificações:
- Ensino médio completo;
- Experiência comprovada em rotinas administrativas e atendimento ao público;
- Noções de Cooperativismo.
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As inscrições devem ser feitas até o dia 08 de julho pelo site https://veli.selecty.com.br/. Para acessar o edital e acompanhar o andamento do processo seletivo, clique aqui.